ASA

Criada em 1951 por Américo Sousa Areal, e integrada desde 2007 no grupo LeYa – um dos maiores grupos editoriais de língua portuguesa do mundo, com presença em Angola, Moçambique e Brasil –, a ASA assenta a sua atividade em três pilares INOVAÇÃO, RIGOR E EXIGÊNCIA, PROXIMIDADE E ACOMPANHAMENTO.

 

INOVAÇÃO

Direcionada inicialmente para a área do ensino e para uma nova forma de pensar o livro escolar, cedo apostou na valorização gráfica dos manuais. Neste campo foi pioneira em Portugal:
• no trabalho com designers na conceção gráfica do livro;
• na edição de livros totalmente a cores;
• na utilização de tintas ecológicas produzidas à base de algas e papel ecológico (sem cloro);
• na plasticização das capas de manuais e no uso de papel de menor densidade, diminuindo assim o peso dos livros.

Atualmente e prosseguindo a sua estratégia de diferenciação, a participação em projetos tem sido uma aposta, destacando-se:

AGIRE – Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar, projecto n.º 38754


 

RIGOR E EXIGÊNCIA

À inovação gráfica e ao desenvolvimento tecnológico, aliou-se o rigor e a exigência conceptual através de criteriosa escolha de autores e rigorosa elaboração dos conteúdos.

A colaboração com alguns dos melhores autores nacionais, de várias disciplinas e níveis de ensino, e a edição de projetos escolares rigorosos na linguagem e apelativos na imagem colocaram a ASA na linha da frente do conhecimento em Portugal, chegando a Editora, ao longo dos anos, aos primeiros lugares dos rankings das adoções de manuais escolares.
A ASA empenhou-se também na publicação de obras marcantes na área das Ciências da Educação, ferramenta auxiliar do trabalho dos professores.

Paralelamente à edição, a ASA tem colaborado, ao longo dos anos, com comunicadores de renome internacional (Thomas Sergiovanni, Philippe Perreoud, Philippe Meirieu, entre outros) no sentido de contribuir para a divulgação de ideias de vanguarda no âmbito das metodologias de ensino e práticas pedagógicas.

Para além do lugar de destaque como editora na área escolar, a ASA passa a ocupar também lugar de referência na publicação do livro infanto-juvenil, da literatura, do livro prático ou mesmo da banda desenhada.
Hoje é uma referência na publicação de literatura portuguesa e estrangeira. A ASA apresenta um dos melhores catálogos de BD da Europa e é líder incontestada no mercado português. Neste segmento, destaca-se pela publicação de obras de origem franco-belga, sendo também uma das mais relevantes editoras de autores portugueses. Ciente de que é na infância e na adolescência que há que enraizar os bons hábitos de leitura, a ASA tem, igualmente, uma vasta atividade na publicação de obras lúdico-didáticas para os mais novos e de ficção juvenil para os jovens adultos.
A aposta clara na qualidade e diversidade tornou a ASA uma das editoras de primeiro plano na literatura infantil e juvenil.

 

PROXIMIDADE E ACOMPANHAMENTO

Atenta aos desafios cada vez mais exigentes da atividade docente, a editora, para além da auscultação regular de docentes, disponibiliza meios de serviço ao cliente. Assim:
• oferece um atendimento personalizado (é a primeira editora portuguesa a lançar o Cartão do Professor e a criar o conceito da Livraria do Professor);
• desenvolve projetos e manuais de garantida qualidade pedagógica e científica;
• aposta na divulgação dos seus projetos e manuais, organizando sessões de apresentação reconhecidas por toda a comunidade escolar como momentos marcantes de partilha de conhecimentos e experiências.

Consciente da responsabilidade de uma história de mais de 60 anos de ligação à Escola, ASA continua empenhada em cada projeto; bem como no reforço da sua relação com professores e educadores, que, em cada novo dia e em cada novo ano letivo, confiam na INOVAÇÃO, no RIGOR e na EXIGÊNCIA ASA.